terça-feira, 22 de novembro de 2011

Dízimo


Há muita gente que tem medo de falar de dinheiro, que acha que isso é extremamente pessoal e que não faz parte de assunto de discussão de grupo. Na Bíblia encontramos muitas passagens sobre o dinheiro e sobre como usar o dinheiro. A principal de todas pra mim é o que Deus diz em relacao ao Dízimo. Esse tema faz parte de um tema maior chamado "mordomia" - o uso correto de bens que nao nos pertencem. Somos mordomos daquilo que temos, nada nos pertence, tudo é dado por Deus a nós. 

O dízimo foi e é uma instituição divina. Isso não é apenas um ato do passado, mas deve continuar presente em nossa vida. Foi Deus quem determinou que devemos dar o dizimo. O primeiro exemplo de dízimo na Bíblia encontra-se no Velho Testamento, quando Abraão encontra-se com o Rei de Salém, e o reconhece como profeta de Deus. 

a arrecadação do dízimo serve para a manutencao da casa de Deus e dos seus profetas. O dízimo foi instituído como herança dos Levitas. Eles nao receberam terras como as outras tribos de Israel. E as outras tribos traziam a decima parte do que produziam para os levitas. Mas os levitas também davam o dízimo, como podemos ler em Números 18:26: "Também falarás aos levitas, e lhes dirás: Quando dos filhos de Israel receberdes os dízimos, que deles vos tenho dado por herança, então desses dízimos fareis ao Senhor uma oferta alçada, o dízimo dos dízimos."

O dízimo não deve ser visto apenas como uma obrigação, mas também como um ato de fé do povo de Deus. Deus nos promete que irá nos abencoar se dermos o dízimo. O fato de tirarmos a décima parte do que temos e darmos a Deus náo fará que fiquemos em falta. Essa promessa encontramos em Malaquias 3:10 : "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança."

Resta a nós sermos fiéis e cheios de fé para provarmos das bençãos que Deus quer nos dar.

Nenhum comentário: